Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Carne de Cavalo - O Brasil é um dos maiores exportadores.

A carne de cavalo é muito apreciada na Europa e na Ásia. No Brasil e em países tradicionalmente católicos, a carne já foi fortemente associada ao pecado. É que, por volta do ano 700, ela era muito consumida em festas pagãs. Por causa disso, a igreja católica proibiu seu consumo. Mesmo depois de liberada aos fiéis, a carne do cavalo continuou longe das mesas católicas por muito tempo.
Mesmo com um consumo muito pequeno, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo do mundo. O país exporta, em um ano, cerca de 15 mil toneladas, o que gera um faturamento médio de 35 milhões de dólares.
Os países que mais consomem a carne de cavalo brasileira são França, Bélgica e Itália. Ela é usada principalmente na produção de embutidos, como salames, mortadelas e salsichas. Quem já comeu salame ou mortadela italiana legítimos provavelmente já experimentou carne de cavalo.
Quase todas as partes do cavalo são aproveitadas. O sangue e os ossos são usados para a produção de farinha de ração, enquanto a crina serve para fabricar pincéis.
Um cavalo ideal para ser abatido pesa, em média, 300 quilos, o que corresponde à cerca de 100 quilos de carne.
Em comparação com a carne bovina, a carne de cavalo tem mais água, mais ferro - o que a deixa mais vermelha - e tem sabor mais forte e levemente adocicado.
No Japão, como a carne do atum ficou muito mais cara nos últimos anos, os japoneses passaram a adotar a carne de cavalo para preparar seus famosos sashimis.
Os cavalos não são criados especificamente para serem abatidos. Os animais mortos são, normalmente, os cavalos mais velhos de criadores e fazendeiros. A idade não deixa a carne mais dura. Já os cavalos de corrida não são comprados pelos abatedouros por causa da grande quantidade de remédios que tomam ao longo da vida.
O quilo da carne de cavalo custa, em média, 25 reais. Diferente dos cortes bovinos, as áreas mais nobres, como o filé mignon e a alcatra, não custam mais caro.
Os nomes dos cortes de carne de cavalo são iguais aos da carne bovina: filé mignon, alcatra, contrafilé, fraldinha, patinho, lagarto, coxão duro e coxão mole. Não temos os cortes do cupim e da picanha.

Chef Marcio Lopes "sempre com vocês".

30 comentários:

  1. é tudo tão bonito quando postado em um texto bem escrito, agora quero ver parecer luxuoso, moderno e bonito quando se ve o sofrimento ao longo da vida desses animais , e a maneira como são abatidos!!

    ResponderExcluir
  2. Assim como se mata um cavalo, se mata uma vaca, ou um porco, minha duvida é se realmente a carne é saborosa ou não

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante como algumas pessoas defendem o cavalo ou o coelho etc, comem boi, galinha etc todo dia, bando de hipocritas, EU COMO CARNE DE ANIMAL, agora se o boi que como vale mais que o cavalo seria uma hipocrisia tremenda da minha parte dizer, pq se eu for defender um animal viro logo vegetariana pq ou sou coerente 100% ou fico calada, ah e o boi sofre no abate, o frango para morrer leva um choque, enfim, o Brasil exporta a carne do cavalo, mas não consumimos tanto por uma questão cultural, é como a China que comem cachorro, quem sou eu pra criticar os costumes alheios? Agora como temos o cachorro como animal de estimação para a nossa cultura é um pouco chocante, mas cada um no seu quadrado e eu ja comi sim carne de cavalo, não gosto por ser adocicada, mas os europeus apreciam muito, é isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você julga que é pela simples questão orgânica, carne sendo carne, vai comer carne de criança ou de outras pessoas, a partir deste ponto você se considere 100% coerente, segundo sua própria lógica

      Excluir
  4. q dó q dó q dó!comem cachorro?
    noossa,eu faço técnico e fiquei boba de ver o abate de galinha...os animais sofrem,estressam e sao maltratados durante todo o processo.primeiro,é dada uma paulada na cabeça do animal,segundo corta o pescoço dele,enquanto esta desmaiado,e depois depena...o pior é no abatee de boi.a pele deles é arrancada enquanto eles ainda estão vivos =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc eve ter visitado um abatedouro clandestino, nenhum frango é apatido dessa forma, eles são dessensibilizados com choque antes do abate, ou seja o cerebro morre mas o coração continua batendo pra poder retirar o maximo de sangue possivel para o musculo virar carne. leia antes de falar.

      Excluir
  5. Quanta gente desinformada neste país meu Deus, dando pitaco sem fundamentos.

    ResponderExcluir
  6. por mim devia ser proibido este tipo de carne prefiro comer peixe ou frango os brasileiros são um bando de asassinos de cavalos como no japão quero saber como o povo que gosta ama cavalos saberem disso deve ser proibido deixe os cavalos em paz meu quem faz isso deve passar 20 anos ou mais de 20 anos preso ok eu digo não o abate de cavalos e outros mamiferos grandes

    ResponderExcluir
  7. Q dó q dó q dó!!!!!!!!
    A ignorancia não é coisa de Deus não!!!!!!
    Hj em dia, ave com 1 ematoma é descartada pelo controle de qualidade e defesa sanitária!!!!!!
    Assunto para se pensar!!!! Introduzam o homo sapiens em seus princípios ecologicos!! Na china come-se cachorro em dias festivos!!!! Nos normais come-se sapos , ratos, escorpiões,ect...... contanto que a fome seja dizimada.
    A fome é o maior desequilibrio ecologico registrado na historia humana.
    e continua aí, ad eternum.
    Na Africa come-se macaco, e o cérebro é servido dentro da cabeça como sobremesa em banquetes comemorativos. Tudo tem uma razão!!!
    E somos muito pequenos para julgar as filigranas do mundo!!!
    Vamos abrir os olhos e a mente!!!

    ResponderExcluir
  8. O homem como ser evoluido que diz que é ainda sacrifica animais para seu consumo como não existisse outras formas de alimentos e não se da conta do sofrimento animal tem gente que maltrata os animais porque um dia falaram pra eles que são bixos mas o que tem que ser avaliado é que eles sentem dor,tristeza, alegria,saudade,amor,compaixão mas não falam podemos comer as pessoas surdas? a comparação é animal mas é realista.
    pense, se um porco fosse seu animal de estimação vc não comeria ele e seu cachorro qual é a diferença são animais....animais é raça denominada "humanos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carne é essencial para a dieta humana pois nos deixa muito mais fortes do que uma dieta vegetariana. E mais, eu duvido que vc reclame quando um leão mata uma zebra, cada espécie faz o q precisa para sobreviver e eu n me sinto mal com isto.

      Excluir
  9. Covardia comer um ser magnífico como este. Se Deus criou um ser mais bonito, guardou só para ele!

    ResponderExcluir
  10. Não como nenhum tipo de animal, não uso couro, e acho revoltante uma pessoa defender esse tipo de assassinato. No espiritismo, almas evoluídas não devoram outros seres. Ridículo, digno de pena ver gente defendendo o abate de cavalos ou de qualquer outro tipo de inocente.

    ResponderExcluir
  11. Que venha o APOCALIPSE!!! MUITOS SERES HUMANOS = RIDICULOS\COVARDES\NOJENTOS

    ResponderExcluir
  12. Vou contar o que eu vi ha mais de 30 anos atrás: tendo em vista que o cavalo tem suor (o boi não tem). O abate consistia em fazer um corte em volta das 04 patas do cavalo e bater nele para ele correr e sangrar ao máximo até cair. Depois era dependurado de cabeça para baixo e eram cortadas as veias do pescoço para a sangria total. Se não fizesse assim a carne solta espuma ao fritar ou cozinhar. Fiquei sabendo que hoje em dia aplicam uma injeção no cavalo que o faz suar muito para depois ser abatido. Esse suor e o responsável pela emissão de espuma. Não é verdade que abatem cavalos feridos, pois qualquer animal ferido tem febre e a febre faz mal ao seu consumidor. Bragança Paulista-SP e Campo Belo-MG eram as duas cidades que tinham abatedouros de cavalos nesta região, cuja carne era exportada a preços mais vantajosos do que a carne bovina. O boi fica tuberculoso porque não emite suor, já o cavalo tem sodorese normal e quase não se ouve falar em tuberculose ou brucelose em cavalos. A alimentação do cavalo é mais sadia do que a alimentação humana. Não come nada sujo, é vegetariano e limpo, mas nós, os Brasileiros não temos o hábito de comer carne de cavalos. A carne do boi é mais nobre e não apresenta a ramificação de veias na carne e nem acúmulo de sangue. A carne de cavalo deixa à mostra muitas veias e se não for bem sangrado fica acúmulo de sangue na carne. O certo seria não comer carne, embora não seja pecado é imoral. Uma pessoa normal que assiste o abate de um animal de grande porte com certeza ficará chocada com o sofrimento do animal e a demonstração de sentimentos que o bicho deixa claro ao perceber que vai morrer. No caso do boi verte lágrimas e emana grande quantidade de adrenalina, prova do estado nervoso pré-morte. Quando um ser humano se aproxima de um animal o bicho sabe se o humano vai lhe fazer o mal ou o bem. Exemplo: se vc se aproximar de um cão ferido para socorrê-lo, ainda que a locomoção seja dolorosa para ele, jamais ele vai lhe agredir, ambora vai gritar de dor, mas se ele perceber que vc vai sacrificá-lo, podendo, ele lhe agredirá. Os animais fogem dos espíritos ruis, mas se aproximam dos bons (espíritos encarnados). Eles têm a faculdade de ver os espíritos desencarnados, motivo pelo qual os cães muitas vezes investem no nada, os cavalos de tiro (transporte) muitas vezes refugam passar em algum lugar, mesmo debaixo de chicote. Ele está vendo o que vc não está vendo. Um velho amigo meu, hoje já em estado senil, farmacêutico e muito inteligente certo dia me disse: Nenhum animal é ruim ou mau, portanto, não devíamos comê-los e disse mais: um dia o homem vai se aperfeiçoar tanto que não comerá mais os animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carne é parte importante de nossa dieta assim como para um leão, então acredite, nunca vamos parar de comer carne

      Excluir
  13. uma vida de cavalo alimenta mais e melhor que uma vida de peixe ou galinha. veja que injustiça com os bichos pequenos. preciso de proteinas e gosto de novos ingredientes. carne de cavalo parece ser uma boa.
    outra coisa infelizmente as normas tecnicas não são respeitadas nos abatedouro, ainda se mata animais na paulada, na machadada, quando se deve aplicar o abate "humanitario".
    alias, será que é humanitario um abate?

    ResponderExcluir
  14. Alguem sabe a onde encontrar no brasil? é uma delicia :D

    ResponderExcluir
  15. eu acho q o homem pode comer o animal q ele kiser, menos os domesticos...

    ResponderExcluir
  16. Difuntos somos nós que comemos difuntos!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Há bilhões de pessoas no mundo e todas elas (ou pelo menos boa parte) comem animais, não importa se são maltratados ou não.
    Ou proíbe 100% ou então não. De que adianta ter pena do cachorro ou do cavalo e comer frango e boi aos montes? Por acaso a vida dos cães vale mais?
    Eu como carne, tenho pena dos bichos mas não sou hipócrita. Se um dia eu deixar de comer carne, serei vegetariana.

    ResponderExcluir
  18. é isso alguns decipolos e religiosos dizen que deus deichou os animais para nos da os alimentos não comelos . ezemplo galinha [ovo] vaca [leite] cavalo [ meio de transporte ] cachorro [ fiel amigo do homen etc. ] ainda bem que não comemos carne humana , mais do geito que la vai que os gordinhos se cuidem kkkkk

    ResponderExcluir
  19. Concordo que seja hipócrita quem critca o consumo da carne de cavalo. Sao abatidos apenas quando as velhos e o abate nao causa sofrimento diferente do da galina, Coelho, cabrito, porco, boi...
    Gente, vamos deixar de escrever bobagens !!!

    ResponderExcluir
  20. ai comer e bom para poder crecer, isto e a cadeia alimentar,se vc duvida vai pra perto de um tigre ou um leao faminto,kkk deus nos deixou os animais para nos servirem de alimentos, na aqua no ar na terra tudo se come,basta estar com fome.rsrsrrs

    ResponderExcluir
  21. Resp a pergunta ignorante,cavalo também é usado para corridas ,lazer etc não é um animal de corte ,o boi infelizmente é comemos cachorro ou gato?não e o sofrimento do cavalo no abate é maior ,além de tambem matarem burro que ate ontem era escravo do homem,Tenha dó,que uma .
    o ser humano é lixo impiedoso ,coloca passaro na gailoa macaco dentro do banheiro mata animal que ontem te ajudou,Pelo amor do mundo1

    ResponderExcluir
  22. Junto com a carta de Pero Vaz de Caminhas o Frei Henrique de Coimbra também mandou um adendo ao Rei narrando o seu ponto de vista religioso das terras do novo mundo. Escreveu que entre os gentios da Ilha de Vera Cruz era muito comum o pecado da carne, uns comiam aos outros e também praticavam a luxúria.

    ResponderExcluir
  23. Acredito que a maioria dos seres humanos ainda tem a necessidade de comer carne ,uns mais e outros menos , por alguns nutrientes serem somente encontrados na carne . Mas o que me deixa realmente indignado é que pessoas que se dizem contra quem come carne ou quem é vegetariano radical , e falam do sofrimento animal , muitas vezes se esquecem que seus cães e gatos pets são alimentados com ração que são feitas de carne , milhões de toneladas por ano à toa , e sem esquecer-mos do churrasco do fim de semana , o zoologico ,rodeios , pesca esportiva , pesque e pague , caça e caça submarina e os pássaros em gaiolas ... Enfim tudo para dar satisfação ao ser humano . Não é porque temos um cérebro mais complexo , que somos superiores , ao contrário , quanto mais saber mais ignorantes ficamos . Enquanto não houver uma mudança global de comportamento , e a busca louca pela ostentação , seja ela qual for ; não seremos melhores que os animais.

    ResponderExcluir
  24. Para quem tem o costume de comer a carne de cavalo, eu respeito sei que os outros animais como o gado, galinha,porcos, também sofrem , mais como eu tenho uma grande convivência com os cavalos é muito dificil aceitar isso, confesso.
    Para mim são minha vida. Nunca quero experimentar sua carne, o amor e o olhar que cada cavalo tem ja basta, mais não iram entender...

    ResponderExcluir
  25. O que me preocupa em relação ao abate de cavalos é a sanidade animal do cavalo. O Boi tem todo um controle relacionado a isto já o cavalo não tem. Veja que a maioria dos cavalos abatidos é por descarte do dono e não de produção para abate (o que não existe no Brasil).

    O Boi para ser abatido tem todo um controle de doenças. Aftosa e Brucelose são os mais comuns. Se você comer carne (Ou tomar o leite) de vaca com brucelose você está colocando sua vida em risco pois pode te levar a doenças como Encefalite, Meningite, Endocardite, Artrites e Epididimiorquite.

    Já no caso de cavalos, o Mormo é o mais preocupante. Comer carne de um animal com mormo pode te levar a morte. A preocupação fica mais com os muares pois o nível de controle sobre eles é significativamente menor que sobre os equinos, especialmente em regiões do nordeste, que possuem um nível menor de controle.

    Seria necessário uma evolução do sistema sanitário brasileiro para controlar produção de equinos para abate de forma a oferece o mínimo de segurança alimentar. Sei que no MS o nível de controle é bom, mas de qualquer forma, em termos de segurança alimentar, ainda não é o suficiente.

    ResponderExcluir