Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


sábado, 31 de julho de 2010

Galinhas - Curiosidades Gastronômicas

As primeiras galinhas chegaram ao Brasil em 1532. Foram trazidas por Martim Afonso de Souza para a Capitania de São Vicente.
No início os nativos brasileiros tiveram medo dos animais. Pero Vaz de Caminha observou em suas anotações: "Não lhe queriam pôr a mão".
No século 18, o Marquês de Pombal desaconselhou a alimentação com galinha para pessoas doentes. Alguns anos depois, e com comprovada eficácia na recuperação de doentes, o mesmo Marquês decretou que hospitais reais e militares servissem o alimento para seus pacientes.
A receita de canja de galinha foi inventada na Índia, mas foi popularizada pelos portugueses. Canja veio do nome original do prato indiano, "kanji".
A canja era um dos pratos preferidos de Dom Pedro II.
As granjas brasileiras produzem 13,6 bilhões de ovos por ano.
A galinha tem uma enorme importância para o homem sendo o animal doméstico mais difundido e abundante do planeta e uma das fontes de proteína mais baratas. Além de sua carne, as galinhas fornecem ovos. As penas também têm utilizações industriais. Segundo dados de 2003, há cerca de 24 mil milhões de galinhas no mundo. Em alguns países da África moderna, 90% dos lares criam galinhas. As galinhas são aves omnívoras, tendo preferência por sementes e pequenos invertebrados.
Segundo a ABEF (Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango), o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e o terceiro maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Chef Marcio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário