Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cuidado com a carne moída.

Consumidores devem tomar cuidado com a carne moída. Você sabe o que deve ser observado na hora de comprar carne moída ou picada?
Uma pesquisa mostrou o perigo que se corre. Na hora de comprar carne, a higiene nem sempre é uma preocupação:
“Compro carne e peço para moer na hora. Confio, vai para o fogo e mata todos os micróbios”, diz a dona de casa.
“Não faço a menor ideia, confio no mercado”, aponta um consumidor paulista.
Já esse consumidor desconfia que a carne moída não está fresca: “Estou trocando, devia ser moída na hora e não do jeito que ela é”.
“Estão com touca, máscara, luvas, não sei exatamente o que estavam fazendo antes de pegar carne com mesmas luvas”, desconfia uma consumidora. O perigo é o que não se consegue ver: se a carne moída ou picada é manuseada pelos funcionários lá dentro com o devido cuidado. O problema está em nossas mãos, porque elas acumulam bactérias atuam como agentes de contaminação da carne. É o que dizem os especialistas em segurança alimentar.
“A maior contaminação é pelo manuseio. Isso na alimentação como um todo. Em torno de 80% dos problemas ocorridos com os alimentos e alimentação de rua acontece com manipuladores e utensílios sujos, falta de higiene, falta de treinamento”. Será que realmente é só isso?

COMENTÁRIOS: Escolha a carne e peça para moer na hora, verifique a higiene do uniforme, das mãos e do manipulador em si. Luvas as vezes estão mais contaminadas que as mãos.
Quando chegar em casa, guarde o mais rápido possível sob refrigeração, e quando for cozinhá-la, a carne precisa chegar a pelo menos 70 graus, temperaturas são difíceis de controlar em uma cozinha doméstica, neste caso evite o consumo da carne crua, o que já diminui muito o risco de contaminação. Toda a carne moída deve ser bem refogada antes de ser temperada. Como proceder: pegue sua panela, e coloque em fogo alto e deixe esquentar, coloque um pouco de gordura e coloque a carne em pequenas quantidades, deixe selar a carne ou seja que ela tome cor, se vocês colocarem a carne toda de uma vez na panela a panela esfria rapidamente e a carne em vez de fritar ela será cozida com aquele sangue misturado com a agua e desta maneira sua carne ficará com um gosto horrível, então frite a carne aos poucos, depois de bem cozida abaixe o fogo e tempere a gosto, se for usar algum caldo industrial "caldo maggi ou outros dilua este mesmo em 1/2 copo de agua morna e adicione na sua carne a fim de retirar todo o sabor que ficou grudado no fundo de sua panela, se preferir um bom vinho tinto seco também da certo, mas se você fez antes um bom caldo de carne natural utilize esse com certeza."

Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."

Um comentário:

  1. amei este blog ja me cadastrei,deixo aqui o meu link para uma visita ,bjos e parabens!!!
    http://conscienciaamiga.blogspot.com.br/search/label/RIR%20%C3%A9%20o%20melhor%20r%C3%A9medio.

    ResponderExcluir