Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


sábado, 31 de julho de 2010

Caldos ou Sopas - Receitas praticas que alimentam a vida.

CALDO DE VERDURAS
Talos de agrião, salsinha, salsão, raízes e talos de rúculas, folhas de beterrabas e de cenoura, tomate, verduras picadas de todas espécie, cebola, 1 dente de alho, cebolinha, algumas folhas de louro.
Indicações:
Usar talos de agrião, de salsinha, de salsão (bastante), raízes e talos de rúculas, folhas de beterrabas e de cenoura, tomates e verduras picadas de todas as espécies, bastante cebola, 1 dente de alho, cebolinha e algumas folhas de louro. Cobrir com água e deixar ferver em fogo brando, bem tampado. Coar e usar somente o caldo. Usar como base para sopas e para cozinhar verduras.

SOPA DE ABÓBORA
1 pedaço de abóbora madura, 3 colheres de sopa de óleo, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 cebola media cortada, 1 dente de alho, ½ litro de água, 1 tomate, 1 colher de verduras variadas, sal a gosto.
Indicações:
Dourar a cebola, alho e a farinha. Acrescentar a água e deixar ferver. Juntar, se houver, um pouco de caldo de verduras. Acrescentar a abóbora picada, o tomate sem a casca e a verdura picada. Cozinhar ate desmanchar. Passar tudo no liquidificador.

SOPA DE BATATAS COM AGRIÃO
1 quilo de batata, 1 cebola ou alho, sal a gosto, 2 litros de água ou caldo de verduras, 3 colheres de sopa de azeite, 1 prato fundo de folhas de agrião picadas.
Indicações:
Descascar as batatas, cortar em pedaços pequenos e cozer no caldo com a cebola e o azeite, batendo muito bem depois no liquidificador. Deixar o agrião dez minutos na sopa. Antes de condimentar com o sal, provar a sopa à qual se pode juntar uma xícara de nata ou iogurte.

SOPA DE BATATAS COM CREME DE LEITE
½ quilo de batatas, 1 dente de alho, 2 tomates, 1 xícara de creme de leite, sal.
Indicações:
Descascar as batatas, picar, cobrir com água e cozinhar com o sal e o dente de alho até amolecer bem. Bater no liquidificador junto com os tomates sem casca, levar novamente ao fogo e ao começar ferver, juntar lentamente o creme de leite. Depois de rápida fervura a sopa estará pronta para ser servida.

SOPA DE CALDO VERDE
½ quilo de batata inglesa, 1 maço de couve ou espinafre, temperos e azeite a gosto, 2 ½ litro de água.
Indicações:
Colocar numa panela água, temperos e a batatas em cubos para cozinhar. Separadamente, picar a couve bem miudinha. Quando as batatas estiverem cozidas, bater tudo no liquidificador. Juntar a couve picada e deixar cozinhar até amaciar. Acrescentar o azeite.

SOPA DE CEBOLA
2 colheres de sopa de óleo, 2 cebola grande, 1 colher de sopa de farinha de trigo, ¼ de litro de água ou caldo de verduras, sal, pão torrado, queijo ralado, 1 dente de alho.
Indicações:
Dourar as cebolas cortadas em rodelas e o alho, acrescentado então a farinha, o óleo, e a seguir a água ou o caldo de verduras, deixando ferver até que as cebolas estejam cozidas e a sopa fique cremosa. Juntar o pão torrado e o queijo ralado.

SOPA DE COGUMELOS
2 xícaras de cogumelos, 3 copos de caldo de verduras, 1 copo de leite ou creme, 1 colherzinha de casca de limão ralada, 1 dente de alho amassado, 2 colheres de salsa picada, 2 colheres de sopa de maisena, sal a gosto.
Indicações:
Ferver o caldo, juntar os cogumelos e deixar ferver por alguns minutos. Bater no liquidificador. Voltar a ferver, juntando o leite e a maisena dissolvida em leite frio, o alho, a casca de limão e o sal. Ao servir, juntar a salsa.

SOPA DE COUVE-FLOR
1couve-flor, 1 ¼ de litro de água, 3 colheres de sopa de óleo, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 gema, 2 colheres de sopa de nata e um pouco de noz moscada.
Indicações:
Dividir a couve em pequenas porções e cozer. Dourar a farinha e diluir com a água da couve-flor. Juntar depois um pouco de noz-moscada e engrossar com a gema de ovo batida com a nata. Acrescentar finalmente a couve-flor.

SOPA DOURADA
2 xícaras de cenouras picadas, 1 cebola pequena picada, 2 xícaras de rodelas finas de batatas, 2 talos de aipo (se houver), 1 raminho de salsa, 1 colher de sopa de óleo, 2 bolachas água e sal, 1 xícara de leite ou nata, sal a gosto.
Indicações:
Por as cenouras, as cebolas, a salsa e o óleo em uma panela, juntar ½ xícara de água e cozinhar tampado ate secar, mexendo a miúdo para evitar que queime. Juntar a água, depois o aipo, as batatas, o sal. Ferver até que as verduras estejam bem cozidas e desfeitas. Tirar a salsa e acrescentar as migalhas das bolachas, fervendo as novamente. Acrescentar leite quente e bater no liquidificador.

SOPA DE ERVAS DE CHEIRO
1 ½ litros de caldo de verduras ou água, 3 colheres de sopa de óleo, 4 colheres de sopa de farinha de trigo, leite, sêmola ou floco de aveia, sal temperos verdes.
Indicações:
Tostar ligeiramente a farinha, acrescente o liquido e o óleo, deixar cozer juntos; se quiser acrescente um pouco de leite. Polvilhar os temperos verdes cortados na hora de servir.

SOPA DE FEIJÃO BRANCO COM BACON
300 gramas de feijão branco, caldo de verduras, 1 litro de leite, ½ salsão de bola, 1 talo de salsão, sal, 1 colher de sopa de azeite de oliva.
Indicações:
Por de molho o feijão branco na véspera. Cozinhar no caldo de verduras, e passar na peneira. Juntar 1 litro de leite, ½ salsão de bola ralado ou 1 talo de salsão picadinho e deixar ferver por 10 minutos em fogo brando. Temperar com um pouco de sal e 1 colher de sopa de azeite de oliva.

SOPA DE FUBÁ
Algumas batatas, cebola, óleo, 1 dente de alho amassado, sal e fubá.
Indicações:
Cortar as batatas e cozinha-las em água, em uma panela que sirva para fazer a sopa; uma vez cozidas, acrescentar cebola refogada, óleo, 1 dente de alho e sal. Acrescentar aos poucos o fubá, revolvendo-º Deixar ferver durante algum tempo e tirar do fogo. Deixar descansar por 10 minutos antes de servir a sopa. Se preferir colocar folhas de verduras de sua preferência.

SOPA DE CALDO DE BATATA
500g de batata, caldo de galinha, sal a gosto. Se desejar colocar 200g carne moída, fazer separadamente e acrescentar ao caldo.
Indicações:
Cozinhar as batatas em 2 litros de água, depois de cozidas, bater no liquidificador e juntar a água do cozimento. Poderá ser acrescido ao caldo folhas de verduras (couve, escarola, alho porro, talos de salsão, ou legumes já cozidos como abobrinha, cenoura, vagem, etc......)

SOPA DE CREME SUIÇO
300g de farinha de trigo, 3 litros de leite, sal, 4 colheres de sopa de margarina, cebola, 400g de mussarela em cubos. Obs: o leite devera ser fervido a parte.
Indicações:
Em uma panela coloque a margarina com a cebola e deixe dourar, aos poucos acrescente a farinha de trigo mexendo até que fique com um tom amarelo. Acrescente aos pouco o leite e mexa até formar um creme, coloque os temperos a gosto. Deixe cozinhar por uns 15 minutos, em fogo baixo. Depois de pronto acrescente o queijo que poderá ser de sua escolha. (parmesão, mussarela, prato, etc...).

SOPA DE LENTILHA
1 xícaras de lentilhas, 2 cenouras picadas, 1 nabo picado, 2 xícaras de cebola picada, 4 colheres de sopa de farinha de trigo, 3 colheres de óleo, água, sal a gosto.
Indicações:
Lavar as lentilhas e cozinhe as em água fervente. Acrescentar as cenouras e o nabo, cozinhando tudo até ficar macio, bater no liquidificador. Dourar as cebolas até dourarem, acrescente a farinha revolvendo constantemente. Verter sobre isso um pouco de sopa e deixar ferver. Acrescentar a sopa e deixar cozinhar lentamente durante alguns minutos. Temperos a gosto.

SOPA DE PÃO
4 ou 5 fatias de pão integral, 1 litro de água, 3 colheres de sopa de óleo, sal a gosto, 3 ou 4 colheres de sopa de ervas de cheiro finamente picadas, 1 colher de sopa de aipo, rábano ou cominho cru ralados.
Indicações:
O pão cortado, torrado e moído é cozido em água. Depois adicionar o óleo e o sal, as ervas frescas picadas, e a gosto o aipo, o rábano e o cominho.

SOPA DE TOMATE
200g de tomate, 1 cebola média, 1 colher de sopa de óleo, ½ litro de água, 2 colheres de sopa de farinha de centeio, 1 dente de alho, sal a gosto, 1 colher de sopa de iogurte, 1 colher de sopa de cebolinha verde.
Indicações:
Cozinhar o tomate com a água e passar pela peneira. Dourar a cebola, o alho e a farinha de centeio. Acrescentar o sal. Juntar todos os ingredientes e levar ao fogo. Antes de servir juntar o iogurte e a cebolinha.

SOPA DE VERDURAS
2 ou 3 cenouras, 2 batatinhas, 1 rabanete, ½ couve-flor, 6 vagem, 250g de ervilha tortas, 2 talos de salsão, 1 ½ a 2 litros de água levemente salgada, alho ralado, suco de limão, cebolinha e salsinha picadas.
Indicações:
Cozinhar as verduras na água Por aproximadamente ½ hora. Temperar com uma pitadinha de alho ralado, limão, cebolinha e salsinha. Se gostar, juntar um pouco de macarrão integral ou triguilho ou cevada pré- cozidos, ou ainda arroz integral pré cozido. Neste caso, deixar fora as batatinhas. Pode ser usado caldo de verduras em vez da água.

SOPA VERDE
¼ litro de caldo de verduras, 2 colheres de sopa de óleo, 2 colheres de sopa de semolina, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 cenoura, 1 tomate, umas folhas de salsão, 1 pedaço de alho porro, 1 colher de sopa de azedas picadas, 1 colher de queijo ralado, manjerona, sal a gosto.
Indicações:
Dourar as cebolas, o alho e a semolina. Juntar a cenoura, o salsão e os talos de alho porro picados e mexer mais um pouco. Acrescentar o caldo de verduras e o sal, deixando ferver bem. Antes de servir juntar as azedas picadas, o queijo e a manjerona.

Observação:
A sopa creme de tomate, creme de espinafre, creme de palmito, creme de cebolas, vai ser usado como base a mesma receita do creme suíço. Só vai ser acrescido no final o ingrediente cozido ou batido no liquidificador. Se preferir poderá acrescentar além do ingrediente batido, também em cubinhos.

Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."

Nenhum comentário:

Postar um comentário