Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


sábado, 12 de junho de 2010

A Herança Africana - Comidas de Santos - Xinxim de Galinha

Quem é Oxum?
Oxum tem o poder do nascimento. Generosa e digna Oxum é a Deusa das águas doces, reina sobre os rios, a Orixá mais bela e mais sensual da religião, é a própria vaidade, dengosa, bondosa é a mãe que ama intensamente seus filhos. Também divindade do ouro e dos metais amarelos. O Ikodide é usado em homenagem a Oxum. Ela é o amor não importando suas dimensões. Ela representa a fecundidade.
Nunca se pisa no mesmo rio, portanto Oxum se renova explicando as grandes diferenças entre suas qualidades.
Mesmo quando guerreira Oxum não deixa de ser vaidosa. Correta e vaidosa, foi a segunda esposa de Xangô, tendo vivido anteriormente com Ogun, Orunmilá e Oxóssi. Maternal, carinhosa e muito afeita às crianças, amante da beleza e do adorno. Também é chamada de Iyálòóde, título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre todas as mulheres da cidade. Seus axés são pedras do fundo do rio Oxum, jóias de ouro, no Brasil, pedras de rio e adornos de metal amarelo. Genitora por excelência, ligada particularmente à procriação. Deusa das águas doces, reina sobre os rios, também divindade do ouro e dos metais amarelos.

Lenda de Oxum
Houve um tempo em que os orixás masculinos se reuniam para discutir sobre a vida dos mortais e não deixavam as deusas participarem das decisões. Aborrecida com isso, Oxum fez com que as mulheres ficassem estéreis e então tudo deu errado na terra. Os orixás foram consultar Olorum e ele explicou que sem a presença de Oxum com seu poder sobre a maternidade, nada poderia dar certo. Os orixás, então, convidaram Oxum para participar das reuniões: as mulheres voltaram a ser fecundas e todos os projetos dos orixás tiveram bom resultado.

Xinxim de Galinha uma das comidas Oferecidas a Oxum

Ingredientes

1 galinha(3kg) limpa
6 dentes de alho amassados com 1 colher de (sopa)(15g) de sal
4 colheres(sopa)(60ml) de suco de limão
1 xícara(240m)de azeite-de-dendê
3 dentes de alho amassados
1 cebola grande(150g)cortada em rodelas finas
1 xícara(240ml)de água
500 g de camarões secos, sem casca.
2 colheres(sopa)(40g) de gengibre fresco ralado
½ xícara(70g)de amendoim torrado, sem casca e picado.
½ xícara(70g) de castanhas de caju picadas
Sal e pimenta malagueta picada a gosto

Como preparar
Corte a galinha em pedaços pequenos, eliminando a pele, se quiser. Coloque numa tigela e tempere com a mistura de alho e sal e o suco de limão. Tampe a tigela e deixe a galinha no tempero por 2 horas, no mínimo.
Coloque a metade do azeite-de-dendê numa panela grande, leve ao fogo médio e deixe aquecer. Junte os pedaços de galinha e frite, virando de vez em quando, ate ficarem bem dourados. Retire com uma espumadeira e reserve numa travessa.
Acrescente o alho e a cebola no azeite na panela e frite, mexendo, ate a cebola ficar macia. Junte os pedaços da galinha, o tempero que restou na tigela, os camarões e a água. Misture bem, tampe a panela e cozinhe em fogo brando, por cerca de 30 minutos ou ate a galinha ficar macia.
Acrescente o gengibre, o amendoim e as castanhas, misture e cozinhe por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Prove o tempero e acrescente o sal e a pimenta malagueta a gosto. Junte o azeite restante e deixe aquecer. Tire o xinxim do fogo e passe para um prato de servir e leve à mesa acompanhado de arroz branco e Farofa amarela.

Chef Marcio Lopes "sempre com vocês" divulguem a cultura brasileira


Curiosidades: Oxalá, vem do árabe "in sa Allah", valendo ainda com interjeição: e queira Deus!....Tomara!...

Um comentário:

  1. "Curiosidades: Oxalá, vem do árabe "in sa Allah", valendo ainda com interjeição: e queira Deus!....Tomara!..."

    Engano seu, Oxalá vem de ORIXA N`LA, QUE SIGNIFICA GRANDE ORIXÁ.

    Putz...

    ResponderExcluir