É feito de quê?
Composto basicamente de farinha de trigo, pode ser acrescido de outros componentes como os vegetais desidratados, ovos, além da adição de vitaminas e fibras.
No controle do peso!
Evidências científicas demonstram que consumo regular de alimentos que contém carboidratos está associado ao equilíbrio emocional e ao bem-estar, devido sua participação na produção de neurotransmissores como a serotonina e indicam que, para fins de perda de peso, não existem diferenças significativas entre uma dieta com baixo aporte de carboidratos e uma dieta convencional. O estudo atribui a perda de peso à redução de calorias, não de carboidratos.
Com vários ingredientes:
Uma refeição à base de macarrão pode ser combinada com vários tipos de ingredientes: molho de tomate, legumes coloridos, verduras, grãos, castanhas, carnes, ovos, peixes, frutos do mar e azeite. Desta forma, obtém-se um prato balanceado, que além do carboidrato, entrega fibras, proteínas, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais.
Em todas as faixas etárias:
O macarrão é uma opção bem aceita pelo público infantil (pré-escolares e escolares) e devem prevalecer sobre o consumo de guloseimas, comuns à cultura alimentar nesta fase.
Jovens e adolescentes: a ingestão de carboidratos complexos é necessária para atingir as necessidades energéticas aumentadas nesta fase, e com isso garantir o amadurecimento sexual
Para os adultos: opções práticas e versáteis – característica das massas devido à facilidade e rapidez no preparo.
Terceira idade: facilidade no preparo, custo acessível, e de fácil combinação com outros ingredientes.
De todos os tipos:
Massas secas: práticas por terem longo prazo de validade, apresentam alto rendimento que reduz o custo. São de fácil manuseio e preparo. Podem ser de sêmola, com ovos, de granno duru ou integrais.
Massa fresca: é feita com ovos e semolina de trigo, a parte mais nobre do trigo, o que a deixa leve e macia, mas também al dente. Muito usada para massas recheadas como o ravióli e a massa para lasanha
Macarrão pré-cozido passa por um processo de cozimento no vapor onde cerca de 90% do amido se gelatiniza. Muito rápido, pois o preparo consiste apenas em re-hidratação. O pré-cozido mais popular é a lasanha.
Macarrão instantâneo cozido durante o processo de fabricação passa por um processo de fritura onde perde a água, o que o torna instantâneo. É a versão mais prática de macarrão.
Fácil e pratico a cada dia podemos criar uma receita.
Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."
Nenhum comentário:
Postar um comentário