Bem-casado é o doce mais conhecido hoje em dia principalmente nas festas de casamento, com mais de 100 anos de existência este doce é peça fundamental na maioria das festas e comemorações. O doce além de muito gostoso chama a atenção pela beleza das embalagens com que são produzidos, feitas geralmente de papel crepom e presas com fitas de cetim.
Dizem que o bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer sorte e prosperidade aos noivos recém casados. Simbolizando assim a união e o compromisso mútuo entre os pares.
O bem-casado é um doce bastante peculiar. A massa é muito macia, o recheio é normalmente de doce de leite ou baba-de-moça. Após longos anos este doce acabou se tornando algo tradicional nas festas de casamento.
O bem-casado que conhecemos hoje em dia é uma variação das já famosas receitas de casadinhos portugueses.
Estes doces são comuns até hoje em dia em Portugal, sendo assim um item indispensável nas festas e comemorações lusitanas. A diferença básica entre casadinho português e o bem-casado brasileiro é que a textura do casadinho português é mais densa. Ambos são descendentes indiretos do multi-centenário Alfajor árabe.
Ingredientes
Massa:
3 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de baunilha
1 colher (sobremesa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Recheios
Tradicional:
Doce de leite Xamego Bom
Calda
1/2 quilo de açúcar
1 xícara (chá) de água
Modo de Preparo
Massa:
Bater as claras em neve. Depois acrescentar as gemas uma a uma, sem pele (passar na peneira para tirar a pele), a baunilha e o açúcar.
Desligar a batedeira e acrescentar a farinha de trigo, amido de milho e fermento em pó, peneirados e aos poucos, e toda vez que colocar a mistura, mexer delicadamente.
Com o auxílio de um saca puxa (saco de confeitar), pingue porções pequenas da massa em uma assadeira untada e enfarinhada, mantendo distância entre as porções.
Leve ao forno alto (220º graus) pré-aquecido, por cerca de 5 minutos ou até corar levemente.
Retire-os da assadeira ainda mornos.
Depois de frio, una os biscoitos com o doce de leite Xamego BOM, formando sanduíches e passe na calda de morna para temperatura ambiente.
Calda:
Misture e leve ao fogo até começar a ferver, deixe ficar morna e banhe os bem casados. Deixe descansar por 12 horas e embale em papel celofane, papel crepom e fita de cetim.
Rendimento
Aproximadamente 40 unidades
Obs.: Você pode preparar os Bem Casados até com 10 dias de antecedência do evento.
Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."
Nenhum comentário:
Postar um comentário