Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Açai - A fruta que vale Saúde e se transforma em Ouro.


O açaí é rico em antocianinas, um pigmento que dá a cor arroxeada à fruta e atua como potente antioxidante. É boa fonte de fibras, cálcio, ferro (por isso muito indicado para anemia) e vitamina B1. Tem uma boa quantidade de gordura, mas grande parte é de gorduras monoinsaturadas (60%) e polinsaturadas (13%), que auxiliam na redução do LDL colesterol e aumento do HDL colesterol. É um alimento que pode prevenir várias doenças e melhora muito a saúde de seus consumidores assíduos.

Cada planta de açaí normalmente produz 4 a 8 cachos de frutas por todo o ano, tornando-a uma das palmeiras mais prolíficas em frutificação na floresta. Uma palmeira de açaí geralmente rende em média 24kg de frutas por ano. A fruta é a favorita de pássaros e roedores, e a disseminação de sementes feita por esses animais garante a propagação contínua das espécies. O açaí é muito comum no estado do Pará.

Valores medicinais

Na medicina herbal brasileira, o óleo de açaí é usado para tratar diarréias, um infusão da casca da fruta ralada é utilizada como lavagem tópica para úlcerações na pele e, as sementes da fruta são esmagadas e preparadas em infusão para febres.

O que se sabe a respeito da fruta açaí e seus benefícios em saúde, com fundamentação em pesquisas nas propriedades da fruta, é bem substancial. É fonte rica de antocianinas e outros nutrientes fenólicos e fitoquímicos. Está entre os frutos mais nutritivos da Amazônia, rico em vitaminas do complexo B, minerais, fibras, proteínas e ácidos graxos Ômega-3. Contém também ácido oléico (Ômega-9), um ácido graxo benéfico.

As antocianinas são compostas por atividade antioxidante potente, permitindo a neutralização dos radicais livres potencialmente danosos. A pesquisa famosa a respeito do “Paradoxo Francês” atribui às antocianinas a propriedade antioxidante protetora dos franceses contra doenças cardíacas. Os franceses são sabidamente conhecidos por consumirem grandes quantidades de café, nicotina, açúcar, farinha branca, queijos e gorduras saturadas, e mesmo assim possuem taxa bem baixa de doenças cardíacas em comparação com os países vizinhos como Inglaterra e Dinamarca. O vinho tinto de uva, por causa de seu teor em antocianina, é creditado como responsável pela incidência baixa de doenças cardíacas. Embora o vinho tinto contenha boas quantidades de antocianinas, o açaí já demonstrou ser possuidor de muitos níveis acima de riqueza em antocianinas, a mais que o vinho tinto. Talvez seja por isso que a região Norte tenha poucos óbitos dessa natureza.
 
O açai é uma fruta que se transforma em ouro.
 
Lenda

Conta a lenda que existia uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos estavam escassos, era difícil conseguir comida para toda a tribo. Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que a partir daquele dia todas as crianças recém nascidas seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional da tribo.

Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçá, deu à luz uma menina que também teve de ser sacrificada. Iaçá ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades. Ficando vários dias enclausurada em sua oca e pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar seu povo, sem o sacrifício das crianças.
Certa noite de lua, Iaçá ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua filhinha sorridente, ao pé de uma grande palmeira. Lançou-se em direção à filha, abraçando - a . Porém misteriosamente sua filha desapareceu.
Iaçá, inconsolável, chorou muito até morrer. No dia seguinte seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira, porém no rosto trazia ainda um sorriso de felicidade e seus olhos estavam em direção ao alto da palmeira, que se encontrava carregada de frutinhos escuros.
Itaki então mandou que apanhassem os frutos, obtendo um vinho avermelhado que batizou de acaí, em homenagem a sua filha (Iaçá invertido). Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças.

Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."

Nenhum comentário:

Postar um comentário