Existem várias versões para esta fábula de Esopo, mas como a ideia é associar as fábulas ao empreendedorismo, eu escolhi uma especificamente.
Um Leão, muito cansado e faminto convidou o seu amigo Asno para ajudá-lo a caçar algumas presas. Não custou muito para os dois verem um grupo de Cabras Selvagens escondidas em uma caverna e combinaram um plano para capturá-las.
O Asno, como quem não queria nada, entrou na caverna atraí-las para fora, enquanto o Leão, do lado de fora estava pronto para atacá-las, assim que saíssem de lá.
O plano funcionou com perfeição. As Cabras tranquilas e confiantes de que estavam em segurança, não perceberam quando o Asno entrou na caverna. Ele aproveitou para pegá-las de surpresa com um barulho tão assustador, pulando e zurrando, com toda força e volume, que as Cabras, tomadas de pânico, não tiveram outra reação senão correrem para fora da caverna e caírem indefesas nas garras do Leão.
Muito cheio de si, o Asno saiu da caverna e disse: “Você viu como coloquei todas a correr?”.
Ao que o Leão respondeu: “Sim, sem dúvida, e se eu não conhecesse você tão bem, certamente que faria a mesma coisa que elas”.
Moral da História:
Vozeirão e Exibicionismo não são capazes de impressionar aqueles que já o conhecem.
Vozeirão e Exibicionismo não são capazes de impressionar aqueles que já o conhecem.
Eu gosto desta fábula, pois ela carrega uma lição fundamental para qualquer empreendedor. Quantas vezes vemos comerciais na televisão, fazendo promessas e dando mil garantias sobre um determinado produto, para no final comprarmos e vermos que ficou muito a desejar? Este comercial se repete dezenas de vezes ao longo do dia, mas depois que nos decepcionamos, ele deixa de ter efeito, pois vimos que a promessa da propaganda não condiz com o produto.
Como vendedora, você tem uma única chance de fazer com que o consumidor se apaixone pela sua marca e o seu produto. Esta chance é na primeira venda! Se você não entregar o que promete ao seu consumidor, estará sempre no papel do asno desacreditado, que engana apenas quem não o conhece.
Acredite, convencer uma pessoa a comprar algo pela primeira vez é a parte fácil. Convencer os consumidores a continuarem voltando por mais, requer uma relação de credibilidade, respeito e compromisso.
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