Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Outros tipos de ovos. Quais são eles?


Há outros tipos de ovos usados em cozimento, tais como codorna, pata, gansa, perua e avestruz, mas não são utilizadas com tanta frequência como ovos de galinha. Um ponto importante a lembrar é que estas variedades de ovos são mais propensos a conter bactérias perigosas que os ovos de galinha, assim devem ser sempre bem cozidos.
Ovos de codornaSão bem menores que os de galinha, mas o sabor é semelhante. Cinco ovos de codorna equivalem a 1 ovo de galinha. As cascas são manchadas e variam em cor do marrom escuro ao azul ou branco. São quase sempre cozidos e servidos como guarnição, aperitivos ou entradas, ou como acompanhamento para saladas.

Ovos de pataSão levemente maiores que os de galinha. A calaza do ovo de pata não é notada como no ovo de galinha, e a clara é mais transparente com menos coloração amarela. Os ovos de pata têm mais sabor que os de galinha, mas também têm teor gorduroso maior e mais colesterol. A clara tem maior nível de albúmen – proteína da clara. Por conta das suas propriedades ricas e gelatinosas, são apropriados para sobremesas. Os ovos de pata geralmente disponíveis aos consumidores são bem grandes, mas os produtores vendem-nos em tamanhos variando dos bem pequenos aos jumbo.

Ovos de gansaSão bem maiores que os de pata e de galinha. Têm sabor mais acentuado que os de galinha, e são muito ricos, e como os ovos de pata, são mais apropriados para uso em sobremesas. São extremamente ricos em gorduras e colesterol (mais de 1200mg por ovo), assim devem ser consumidos com moderação.

Ovos de peruaSão semelhantes aos de galinha, mas são maiores e as cores de sua casca variam do branco ao creme com manchas marrons. São aproximadamente maiores 1 ½ vezes que um ovo de galinha jumbo e bem ricos em colesterol e gorduras, mas o sabor é semelhante. Os ovos de perua raramente chegam ao consumidor porque a maioria dos ovos são usados para gerar mais perus.

Ovos de avestruzSão difíceis de serem encontrados, mas um ovo rende muito. Um ovo de avestruz equivale a 20 a 24 de ovos grandes de galinha. São vendidos principalmente por seu valor inovador e 1 ovo pode ser preparado em vários omeletes grandes ou pode ser mexido.

Chef Marcio Lopes "sempre com voc

Nenhum comentário:

Postar um comentário