Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mel, o único alimento que não apodrece.

Graças à alta concentração de açúcar, o mel mata as bactérias por lise osmótica e os fermentos aerotransportados não podem prosperar devido à baixa umidade que este contém. Por isso os translados de corpos humanos na antiguidade eram feitos submersos em mel; por exemplo, Alexandre Magno viajou desde a Babilônia até Alexandria no Egito em 323 a . C. e Agesilao II, rei de Esparta, desde o Egito até sua cidade natal em 360 a . C., utilizando-se mel para evitar a decomposição.
O mel não perde nada, é altamente perdurável, e não caduca. A lise osmótica é uma coisa um pouco complexa de explicar e entender, mas é um processo biológico no qual a parede de uma célula se rompe a partir da pressão osmótica. É um efeito que somente acontece quando há duas substâncias, com diferentes quantidades de outras substâncias dissolvidas, separadas por uma membrana semipermeável.


O efeito preservante do mel deve-se a sua baixa concentração de água e é idêntico ao que permite a prolongada conservação dos doces e das frutas em conserva onde o alto conteúdo de açúcar diminui o conteúdo de água. As abelhas acrescentam ademais uma enzima chamada glicose oxidase.


Quando o mel é aplicado sobre as feridas esta enzima produz a liberação local de peróxido de hidrogênio, que é o que comumente chamamos de água oxigenada, e que ajuda a cicatrizar as feridas abertas.


É por estas e outras que é recomendável terem um bom pote de mel em casa.
Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."

Um comentário: