![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqJjBBiX5K4ghxXarFOOkJRPiCcITDrRh8sLQeXLeSN9W6gIvhDUd7GAyIbfJQgyRtoKOIaCwchX63iVKaOkKVXihIBRUSGL2IHPoVifKfvi4Je9hVcj0EGfmej3ojSJFGXZKU7ySmlUJ8/s280/mel.bmp)
O mel não perde nada, é altamente perdurável, e não caduca. A lise osmótica é uma coisa um pouco complexa de explicar e entender, mas é um processo biológico no qual a parede de uma célula se rompe a partir da pressão osmótica. É um efeito que somente acontece quando há duas substâncias, com diferentes quantidades de outras substâncias dissolvidas, separadas por uma membrana semipermeável.
O efeito preservante do mel deve-se a sua baixa concentração de água e é idêntico ao que permite a prolongada conservação dos doces e das frutas em conserva onde o alto conteúdo de açúcar diminui o conteúdo de água. As abelhas acrescentam ademais uma enzima chamada glicose oxidase.
Quando o mel é aplicado sobre as feridas esta enzima produz a liberação local de peróxido de hidrogênio, que é o que comumente chamamos de água oxigenada, e que ajuda a cicatrizar as feridas abertas.
É por estas e outras que é recomendável terem um bom pote de mel em casa.
Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."
Que Alimento Completo,Sábias Abelhas....
ResponderExcluir