Vocês já ouviram falar de tantas homenagens aos mortos, principalmente no México um dos países que mais celebram esta data.
Nesta data de 2 de Novembro, o Dia de Finados, muitos mexicanos visitam os túmulos da família para realizar um ritual enraizado na época pré-cristã. Juntamente com cravos alaranjados, eles levam um pão doce assado somente para esta ocasião, feito só nesta data sendo a receita passada de geração em geração pela família. Este momento de alegria e felicidade incluía um banquete no qual os mortos eram convidados para participarem. Este Banquete afirmava a inevitabilidade da morte nas mentes dos vivos e reafirma o valor dos que já faleceram. Este é um ritual bastante saudável.
Nos Estados Unidos, o Dia de Finados, um dia Santo Católico, e esotericamente celebrado como Halloween, com os seus seguidores mascarados, festas e temas Ocultos são muito populares. Alguns dos motivos com base européia foram transferidos para o México, mas a honra aos mortos é de origem antiga, muito antiga.
Bem sendo assim no Final de Outubro, as padarias por todo o México e Sudoeste dos EUA se dedicam a produção desses Pães, e oferecem em suas vitrines com o nome de Pan de Muerto, “pão dos mortos”. O sabor desse alimento é muito bom, se você conhecer alguma padaria Mexicana pelas bandas onde morra e encontrarem o pão podem comprar para provar vocês vão gostar. Se não encontrarem este pão por ai em alguma padaria não se desespere, faça você mesmo pode usar no próximo Halloween e ao fazê-lo honre-o.
RECEITA
Pão dos Mortos
Ingredientes
1 colher de chá de sementes de anis
3 colheres de sopa de água
10 gramas de Fermento Biológico Seco
½ xícara de leite
3 ½ xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de sal
1 xícara de manteiga derretida
6 ovos levemente batidos
1 ovo batido
Raspas de uma casca de laranja
Açúcar comum ou açúcar vermelho (para cobertura)
Modo de Preparo
Na noite anterior, coloque as sementes de anis com 3 colheres de sopa de água em uma panela. Espere ferver, desligue o fogo, e deixe descansar o resto da noite até o dia seguinte. No dia seguinte, tire as sementes e separe as. Salpique o fermento sobre o leite, adicione a água do anis, adicione a farinha de trigo suficiente para fazer uma massa leve. Amasse e forme uma bola. Deixe descansar em um lugar aquecido até que ele cresça e dobre de volume. Em uma tigela grande coloque o restante da farinha de trigo peneirada, com o sal e o açúcar. Bata a manteiga derretida em ponto de pomada com os 6 ovos, adicione a flor de laranjeiras e as raspas da casa da laranja, com tudo isso na tigela acrescente a massa que dobrou de tamanho e amasse tudo até obter uma massa elástica e lisa. Cubra com um pano húmido e deixe descansar por uma hora ou ate que dobre de tamanho.
Depois de crescer divida o pão e faça a decoração que quiser, no México eles fazem tiras de pão lembrando ossos.
Antes de assar coloque em formas untadas e enfarinhadas, passe a gema do ovo por cima e cubra com açúcar, e leve ao forno por 30 minutos a uma temperatura de 190ºC.
Bom Apetite.
Chef Marcio Lopes “sempre com vocês.”
Desejo a todos vocês que visitaram meu Blog este ano, muitas Felicidades, Saúde e Paz. Muito obrigado a todos e continuem me visitando.
Obs.: Bibliografia Enciclopédia de Wicca na Cozinha - Scott Cunningham, fotos WiKipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário